segunda-feira, 27 de junho de 2011

São Paulo - a cidade das bicicletas

Semana passada assisti a um vídeo sobre a relação da cidade de Copenhague com as bicicletas. E hoje, vindo para o trabalho fiquei analisando a quantidade de pessoas na cidade de São Paulo que utilizam a bicicleta como meio de transporte. Isso me lembrou o vídeo sobre Copenhague e o preconceito existente por parte da maioria dos paulistanos em relação à bicicleta. Inúmeras vezes ouvi as pessoas dizendo que São Paulo não é uma cidade para bicicletas. Que as bicicletas atrapalham o trânsito. Não. Eu não concordo! O Código de trânsito informa as leis referentes às bicicletas - 1,5m de distância da bicicleta. Além disso, inúmeras pessoas não possuem outro meio de transporte ou não gostam de entrar em um ônibus lotado enquanto podem simplesmente ir pedalando para o trabalho/escola. Mais do que isso, andar de bicicleta é saúde e preservação do meio ambiente. Para usar uma palavra que está na moda, é sustentável!!


Como o próprio vídeo, Copenhagen - a cidade das bicicletas, revela. Durante 30 anos as bicicletas sumiram das ruas e só se viam carros. Porém, com a crise do petróleo, as pessoas passaram a exigir mais opções de transporte. E quanto mais pessoas começaram a utilizar a bicicleta como transporte, passou a haver menos demanda por espaço para veículos. Claro que no começo houve uma leve confusão, mas hoje as bicicletas tem o seu espaço e os carros não ficam parados no trânsito. A chave é pensar como as bicicletas podem ser integradas aos meios de transporte e, a partir do momento que muitas pessoas conseguirem utilizar suas bicicletas, nem que seja por pequenos trechos, haverá uma mudança drástica no congestionamento. Vamos tentar ou somos pedras demais para buscar por mudanças?

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