quinta-feira, 29 de abril de 2010

Entornos do home office

Quando pensamos no caos de São Paulo e nos problemas de trânsito diário, muitas pessoas cogitam a possibilidade do home office. Confesso que já trabalhei algumas vezes em home office e posso afirmar que é preciso disciplina. No entanto, ao analisar a possibilidade e as necessidades para tarabalharmos em casa me fez voltar a um sistema que sempre me incomodou - o de meritocracia. Não sei ao certo porque, acho que sempre tive uma ideia sobre esse sistema por meio do que meus pais, em especial minha mãe, falavam. Ambos bancários, sempre me diziam que as metas da agência eram maiores do que se podia cumprir, o que complicava a bonificação e até mesmo o reconhecimento de seu trabalho. Ao ler alguns artigos sobre home office o conceito de meritocracia começou a fazer um pouco mais de sentido na minha mente. Primeiro acredito que as empresas que trabalham por meio da meritocracia, mas que realmente se importam com seus funcionários sabem administrar bem este sistema e estabelecer metas condizentes com o local em que atuam, a função de cada indivíduo e até mesmo o faturamento normal da empresa. Voltando ao home office me pergunto se é possível oferecer isso aos seus funcionários e ter a certeza de que eles realmente estarão trabalhando? É exatamente nesse contexto que se insere a meritocracia e que o conceito passa a fazer sentido para mim. Atingir suas metas, mesmo trabalhando de casa, é uma forma de mostrar à empresa que você está realmente trabalhando. Além disso, é possível que muitas pessoas acabem trazendo resultados melhores para empresa a partir do momento que trabalham em home office. Isso porque além de não ter um horário rígido para trabalhar, a situação se torna mais prazerosa, a pessoa não se perde tempo no trânsito e ainda tem mais contato com a família, só para citar alguns fatores. Isso são aspectos para se pensar, no entanto o conceito de meritocracia no sistema home ofice faz sentido para mim. E por enquato, só nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário